segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hidratação com Tutano - Fortalece, Hidrata e Combate a Quebra !


Eu sei que algumas de vocês podem me achar louuca depois desse post..
Mas sei o resultado que essa hidratação deu no meu cabelo..
Olha.. quando eu disse TUTANO, me referi ao TUTANO MESMO! Pois é o tutano in-natura.. rsrs. Aquele de dentro do osso do boizinho..
Pois é garotas dexa eu contar como consegui essa informação..
Procurando aqui na net algo para quebra, me deparei com essa hidratação. Meu cabelo quebra bastante, até que diminuiu de uns tempos pra cá, mas, eu ainda estava preocupada com isso. Toda vez ao desembaraçar os fios, minha pia enchia de cabelinhos, depois de desembaraçar ao passar a mão ele não caia mais, daí pensei ser o natural que cai mesmo durante o dia e quando eu desembaraçava estes que estavam entrelaçados nos outros fios se soltavam. Só que a quantidade era grande, então encontrando essa dica resolvi fazer, apesar de bem estrainha.
Encontrei "aqui neste blog"  e também "aqui neste outro" , além de vários outros que encontrei na net.
Então resolvi seguir, não tenho frescuras, tipo, nojinhoo.. rsrs então lá fui eu ao açougue pedir o tal do tutano.
O tutano é uma massinha gordurosa que fica dentro do osso, fui a um açougue que o pessoal aqui de casa costuma ir, depois de fazer minhas compras perguntei como não queria nada sobre o tal tutano. 
O tiozinho me disse que tinha sim, ainda no osso, perguntou se eu queria, e trouxe pra mim na maior natiralidade, não me cobrou nada, pois essa é uma parte que não é muito comercializada, então eles acabam jogando fora. Eu trouxe o tutano e fiz tudinho como dizem nos blogs. 
Coloquei o osso dentro de uma panela de pressão e deixei por alguns minutinhos para amolecer o tutano, daí,  retirei aquela massinha gordurosa e coloquei em um recipiente e conservei em geladeira. 
Quando fui usar, derreti em uma panelinha, em fogo baixo para não correr o risco de queimar, retirei uma colher de sopa raza e acrescentei a um creme de manteiga de karité, para cabelos ressecados e quebradiços. Dizem que com o creme de tutano mesmo que vende em várias perfumarias também é interessante. 
Misturei bem, e passei nos cabelos secos mesmo. 
=O
Cara! Quando eu comecei passar aquilo no meu cabelo a ficha caiu..
Fica um grude só ! Mas continuei, e passai em todo comprimento e pontas, coloquei uma toquinha de plástico mesma, aquelas de banho e deixei por aproximadamente 30 min.
Quando fui lavar, o cabelo escorreu! Sério, ficou muuito hidratado (não era pra menos, aquilo é pura gordura) parece que selou de verdade! Aí eu lavei muuuito bem a raiz com antiresíduos, lavei uma segunda vez e troxe para as pontas também passando bem as mãos para que o cabelo não ficasse pesado e oleoso...
Aí lavei com um shampoo normal, junto com o monovin que eu uso para crescimento. Enxaguei.
Aí passei o condicionador, enxaguei e pronto.
Quando fui desembaraçar, eu juravaaaaa que iria ficar super oleoso, um grude, pesado. Eu estava até entrando no banho pra lavar outra vez, mas, mais uma vez decidi seguir em frente com a minha escova.
=O ²
Para minha surpresa os cabelos ficaram soltos, com brilho, macios, e cheirosinhos, o cheiro do tutano não ficou nos fios, só o cheio do creme que era ótimo.
Mas até aí eu pensei. Várias hidratações que eu faço com produtos de gente normal, (RSRS) me dão o mesmo resultado, e não preciso ter a preocupação de retirar o tutano,o óleo, lavar tanto para não ficar com o grude no cabelo, é só pegar no potinho e passar! Na hora decidi não usar mais o tutaninho...
Só que.. hoje, segunda feira, fui ao desembaraço dos cabelos...
Fiz a hidratação no sabado...
No domingo apenas fiz um coque nos cabelos e fiquei em casa, nem me preocupei em passar um pente que seja. E hoje ao desembaraçá-los.. Eu quse pulei de alegria, meus cabelos não caiam na pia como de costume. Passei o pente, passei a escova, e apenas alguns fiozinhos caíram na pia. Isso foi altamente perceptível! Eu sempre penteio em cima da pia olhando para o espelho, para ter a noção do quanto cai, e cai bastante quebradinhos. Hoje fazendo tudo do mesmo jeito, até penteando mais que é o que eu evito fazer para que não quebre tanto, notei que a quebra diminuiu uns 80 ou 90% !
Agora mesmo passando a mão no cabelo, não cai nada! NADAA ! É como comercial de shampoo para queda!! 
Eu irei utilizar sim o tutaninho mais vezes, to pensando em usá-lo de 15 e 15 dias, não com fim de hidratar, mas para fortalecimento mesmo, para a quebra! Pois com ele consegui o que creme nenhum fez com meus fios, parar a quebra de uma forma tão satisfatória e rápida! 
Comprarei um creme com esse componete, o tutano, irei pesquisar alguns, ou outros que também tem a finalidade de fortalecer. Foi uma ótima descoberta, eu diria a melhor para a quebra dos meus cabelos, a que de fato deu o resultado que eu queria. Para quem tem o mesmo problema, eu recomendo sim, sem nojinho meninas, testem! Ou pelo menos comprem uma máscara de tutano, e me digam se da o resultado como no meu caso.
To com medo dos comentários deste post. rsrssrs
Beijos !

10 comentários:

  1. eu ja usei tutano e adorei
    so tendo dificuldade em achar
    natural.adorei o seu blog...

    ResponderExcluir
  2. Dica legaL,gostei e vou fazer hoje mesmo, assim que amanhecer

    ResponderExcluir
  3. Oi, me chamo Sílvia Cristina.
    Eu uso o tutano in natura de uma forma diferente.
    Eu passo no cabelo, a partir de uns quatro dedos abaixo da raiz (minha raiz é oleosa), passo no cabelo seco, a noite,coloco papel aluminio ou plastico filme, coloco uma touca de banho e vou dormir.
    Isso mesmo, faço uma UMECTAÇÃO COM O OLEO PURO DE TUTANO.
    No dia seguinte, lavo o cabelo duas vezes com shampoo e faço uma hidratação.
    Resultado: Cabelos hidratados e fortes.
    Fiz a experiência de colocar o oleo no creme de hidratação e não gostei.
    Achei que deixou meu cabelo muito pesado.
    Como umectação ele fica perfeito e as pontas ressecadas somem.
    ESpero ter ajudado.
    Fica com Deus.
    Bjo,
    Sílvia Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia... Ótima dica, irei testar assim também... realmente deixando a noite o óleo pode penetrar mais e assim tratar as pontas danificadas.. Quando eu fizer atualizarei o post... Obrigada pela dica! Beijãao!

      Excluir
  4. Bem, sobre o tutano, é um velho amigo e me acompanha nas peripécias capilares há anos. Te dou a dica de como fazer para ele ficar sem cheiro e mais acessível na hora de usar: qdo pegar o osso, primeiramente retire o tutano CRU de dentro do osso com uma faquinha ou colher. Lave bem o tutano CRU, seque com papel toalha e aí coloca para derreter a banho maria. Quando estiver derretido, puro óleo mesmo e ainda quente, coe bem, com peneira de metal e estando MORNO, coloque em formas de gelo e leve ao congelador. Cada vez que vc for usar o tutano, é só retirar 1 pedacinho da forma de gelo e deixa-lo derreter. Se vc lavar bem o tutano com agua, secar e derrete-lo sem cozinhar ou fritar, ele não ficará com aquele cheiro horroroso característico. Uso para umectação noturna nos dias de "extrema" necessidade ou misturado nos cremes de hidratação, deixando 30 minutos a 1 hora, ou até mesmo nos cabelos secos 1 hora antes de lavar. Use menos quantidade a cada vez, tipo 1/2 colher de café maximo, fica melhor para lavar depois e o resultado é igual. O importante é espalhar bem e colocar touca de aluminio para que esquente na cabeça. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, o blog é ótimo pois também me da a possibilidade de aprender com vocês! Ótima Dica! Amei, da próxima vez farei assim também, fora a praticidade que dá para guardar na geladeira e na hora de usar é só aquecer o cubinho que foi guardado... Muito obrigada pela dica! Beijão!

      Excluir
  5. Oi estou fazendo nesse momento hidratação com tutano. Mas fiz diferente: lavei os cabelos e apliquei o oleo de tutano com ele lavado. Agora virou uma meleca só (RS) estou pensando aqui em como irei tirar sendo que já passei o shampoo e não quero passar denovo para evitar de retirar o tratamento!

    Passei depois de lavar pq sei que o shampoo prepara o cabelo (abre as escamas) para receber os tratamentos, então achei que teria mais sentido passar o tutano depois de lavar com shampoo. Usei o absolut repair! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila.. esta certíssima, temos que testar várias formas pra ver qual fica melhor pra gente... Particularmente, prefiro aplicar antes do shampoo.. Pois o tutano nutre os fios profundamente e mesmo passando antes do shampoo, o mesmo não tem o poder de "retirar" todo o tratamento feito com o tutano.. Sem o shampoo eu acho que pesa.. Ele limpa retirando o excesso de oleosidade mas a nutrição fica... Creio que se o shampoo tirasse todo o beneficio do tutano eu não veria o resultado que vi nos fios... Mesmo passando antes do shampoo, não quer dizer que as cutículas estejam totalmente fechadas... Quando fazemos alguma química como tintura ou alisamento é feito com os fios "sujos" antes de lavar com shampoo e mesmo assim penetra...

      Me conte como ficou.. Beijos!

      Excluir
  6. Ola, eu tenho usado um shampoo a base de tutano da linha barrominas, ele é muito bom. Uma cabeleireira me disse que ele ajuda no crescimento, pois ele fortalece os fios da raiz as pontas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muita curiosidade em testar os produtos Barro Minas, já ouvi comentários muito bons a respeito da marca... Vou procurar esse shampoo! Obrigada pela dica =D

      Excluir

É ótimo ler comentários de todas vocês, assim eu recebo um feedback de tudo que pesquiso e compartilho no blog, fiquem a vontade... bom senso sempre é claro !