Resenha - Reconstrução Ácida K-PRO



Esses dois produtinhos da K-PRO estão aqui em casa há um tempinho. Precisava de uma máscara reconstrutora mas não podia gastar muito. Tenho meus queridinhos, dos quais já conheço os resultados em meus fios, mas gostaria de testar um produto novo! Então aproveitei uma promoção que estava rolando lá na Beleza na Web e consegui tanto o reconstrutor, quanto o acidificante da marca (que aliás eu queria testar há algum tempo) e um protetor térmico da L'Oreal por um precinho bem amigo.

 

 O acidificante é bem conhecido pela blogosfera! Ele é indicado para selar as cutículas e balancear o ph dos fios pós-processos químicos.
 

O reconstrutor da linha possui queratina hidrolisada (queratina quebrada em pedacinhos bem pequenininhos falando de forma popular rs, o que facilita a penetração na estrutura do fio).




Quando vou ver a forma de uso, verifico que o acidificante deverá ser usado após o shampoo, ANTES DO TRATAMENTO, seja ele de hidratação ou, como no nosso caso, reconstrução. Daí fiquei com uma pulga atrás da orelha, pois sempre pensei que o passo para selar os fios deveria ser o último, a finalização pra "guardar" o tratamento no fio e dar aquele acabamento, rs. 
Não sou uma expert, mas dou valor aos momentos que fico buscando informações e descubro muitas coisas legais sobre nossos cabelos. Pesquisando por essa internê, vi algumas informações que complementaram esse meu pensamento e fizeram muito sentido. Inclusive agradeço a Diana Lee do Help dos Cabelos que foi um dos lugares onde li sobre o assunto! 

Você já deve ter visto em comerciais de produtos capilares (Seda sempre tinha isso) aquelas imagens do fio de cabelo aumentado não sei quantas mil vezes. Você deve lembrar das cutículas do fio bem abertas e após o uso do produto elas ficam coladinhas, grudadinhas e até passavam um brilhozinho por cima do fio, só pra dizer que após usar o produto era assim que seu cabelo ficaria. Então, quando a porosidade do fio esta alta, aquelas cutículas ficam muito abertas, os fios não retém tratamentos nem hidratação. No caso de nossa reconstrução ácida, é exatamente por isso que o acidificante entra antes do tratamento. Pra agir diminuindo essa porosidade, selando as cutículas, estabelecendo o ph dos fios pra que o tratamento que virá em seguida possa se fixar.

Mas Cá, após os fios selados como o tratamento irá penetrar? 
Bem, o fio não ficará totalmente "blindado". Como eu falei acima, a queratina hidrolisada tem baixo peso molecular, então ela consegue penetrar no fio pra preencher as lacunas (danos).

Deu pra entender, mais ou menos? Rs.

Esses assuntos mais "técnicos" me fascinam gente! Existem vários termos que eu evito falar aqui pra não complicar muito, mas acho legal entender pelo menos um pouquinho como os produtos agem nos fios. Pretendo estudar mais sobre o assunto, já tô até vendo alguns cursos, mas isso é coisa pra outro post!

Vamos para os resultados? As fotos estão naturais. Sem filtro, sem alteração alguma de brilho ou contraste. Tiradas com a iluminação que vinha da janela e da luz do meu quarto.

Minha mãe é daquele tipo de pessoa que não faz nada e o cabelo cresce, está sempre inteiro e bonito! Queria ter herdado essa genética, rs. Mas de uns tempos pra cá notei as pontas bem judiadas e o cabelo com porosidade alta. Ela colore os fios a cada 15 dias por causa dos brancos. Passou a usar qualquer tipo de coloração, sem cuidar de forma adequada, além de começar a usar chapinha ao invés de só escova, por achar mais prático.

Quando eu apliquei o acidificante, enquanto o produto agia, já senti uma diferença nos fios. Após realizar todo o processo, enquanto secava/escovava achei que o cabelo ficou meio "esvoaçante e leve", sabe? Ao finalizar verifiquei o brilho, a mudança aparente principalmente no estado das pontas, que antes estavam espigadas, ressecadas e ásperas. Reconstrução é um tratamento que não vai deixar seus fios exatamente "macios", as mais potentes tendem a deixá-los até um pouco rígidos. O que não foi o caso, numa escala de 0 a 10 de maciez eu diria que senti um "7".

Eu também testei cada um separadamente. Sobre o acidificante, em seu próprio rótulo encontramos a informação: "Acidificante de uso profissional", "Deve ser usado durante o processo de hidratação e após o processo químico realizado no salão". Uma coisa que eu notei, foi o uso um pouco "exagerado" desse acidificante. Da mesma forma que a porosidade alta é ruim, muito baixa também é. O cabelo vai sofrendo afinamento e também pode ocorrer a quebra. Inclusive já vi pessoas que utilizaram progressivas a base de ácidos e depois ainda usaram o acidificante por cima, julgando que fosse necessário dado ao fato de terem feito química. Na dúvida, não utilize.
Sobre o reconstrutor, confesso que não é bem o meu tipo.

A máscara não é consistente, lembra um condicionador. Particularmente não gosto pois acho que não rende, dá uma impressão de que precisa aplicar mais. Sua fragrância é meio cítrica, achei até gostosinha.

Não sei se vocês me entendem, mas a gente sente quando um produto não "bateu" com nosso cabelo. Repito, não que não tenha gostado do resultado, pelo contrário, vocês leram minha avaliação, mas o meu tipo predileto de reconstrutor é aquele que dá "corpo" ao fio, sabe? Dá aquela encorpada, você sente tanto na aparência quanto no toque. O que não aconteceu. Até pensei que meus fios não estivessem tão danificados para notar todo seu potencial, mas não acho que seja o caso. Aliso, uso acessórios térmicos, tenho quebra e porosidade alta, pontas então rs. E já tive outras experiências em que o excesso de queratina saltou aos olhos e ao toque. Mas, cada cabelos age de uma forma diferente e assim também é o gosto de cada pessoa. Se você prefere o oposto ou já tem cabelos grossos e não gosta desse efeito que mencionei, pode ser uma boa opção!

O RMC da Amend continua sendo meu queridinho S2.


1 comentários :

  1. o resultado ficou incrível, fiquei curiosa para conhecer a marca. bjos

    Espero sua visita
    www.meninadeouro.net
    me siga no instagram @blogmeninadeouro

    ResponderExcluir

É ótimo ler comentários de todas vocês, assim eu recebo um feedback de tudo que pesquiso e compartilho no blog, fiquem a vontade... bom senso sempre é claro !