Suco funcional e alimentos para turbinar o #ProjetoRapunzel

Bora pra mais um post integrante do grande e árduo, #ProjetoRapunzel... Uma tecla em que sempre bato é a alimentação! Muito melhor que colocar vitaminas nos produtos de uso tópico, é ingeri-las através dos alimentos. Inclusive já fiz um post com uma outra receitinha, se você não viu, clica aqui! Não adianta, aqui super vale o ditado: "Você é o que você come", ou melhor, seu cabelo é o que você come...
Como eu já disse, retiramos nutrientes de tudo o que comemos pra "abastecer" o corpo, pra dar energia pra que ele funcione... Quando temos uma dieta pobre em nutrientes o próprio organismo se encarrega de transportar esses poucos nutrientes, primeiramente, para nossos órgãos vitais. Afinal, a gente consegue viver na boa sem cabelos, com unhas fracas, uma pele feinha, mas, não sem o funcionamento correto de órgãos como coração, pulmões, rins, entre outros. Agora, quando temos uma alimentação correta, diversificada, rica em vitaminas entre outros nutrientes, nosso corpo supri a necessidade não só de onde mais precisamos, mas, também sobra para as partes mais periféricas e assim, não só nossos cabelos, mas unhas e pele, são beneficiados!
O medicamento/suplemento que o dermatologista passa, ou mesmo aquele que você toma só por que viu pela blogosfera, faz isso! Ele complementa a alimentação, repõe as vitaminas que faltam. E como eu gosto de uma coisa mais natural, nada como buscar esse "reforço" nos alimentos do dia a dia.
Tenho experimentado alguns sucos funcionais e sempre irei postar minhas impressões. Tudo pra dar uma turbinada no projeto!

O suco que escolhi foi o de beterraba com cenoura e laranja. Só que eu fiz muito forte! Ficou quase imbebível rsrsr. Sério, a receita correta era:
  • Suco de 4 laranjas
  • Duas colheres de beterraba ralada
  • Duas colheres de cenoura ralada
Dessa forma o gosto da laranja iria sobressair-se ao da beterraba (que é bem forte), mas, eu coloquei uma beterraba inteira, meia cenoura e apenas duas laranjas... Já dá pra imaginar como ficou né? O que achei estranho foi o fato de já ter feito esse suco antes (só que sem a cenoura) e ter achado uma delícia! Vai entender né? Mas vou testar mais vezes com menos beterraba e mais laranja...
Pra você conhecer um pouco dos benefícios desse suco eu vou dar uma rápida (bem rápida) explicação!
A beterraba contém vitaminas do complexo B, responsáveis pela saúde do couro cabeludo, crescimento saudável do fio e ajudam contra a queda! Além de vitamina A, C, potássio, cálcio, ferro... A cenoura é rica em betacaroteno e vitamina A, entre outras... Deixa os fios mais fortes!
E como há um bom tempo eu conhecia os benefícios desse suco, não só para os cabelos mas para pele, unhas e todo o nosso organismo, decidi fazer... Todos sabem que gosto é uma coisa muito particular! Hahaha, você deve fazer de acordo com o que você gosta, colocando as quantidades que você achar melhor! Como eu não gostei do suco em si, resolvi achar uma outra alternativa de incorporar os alimentos em minha refeição! E....


Ficou bonita né? Coloquei tudo em forma de salada... Alface (que foi um plus) cenoura raladinha e beterraba. Temperei normalmente com azeite, limão e sal. O suco de laranja acompanhando, não podia faltar! Ps: É na xícara, o pessoal aqui em casa também acha estranho o fato de eu tomar tudo na minha xícara favorita rsrrs.


Achei bem melhor fazer dessa forma... Se você, assim como eu, fizer o suco e não achar que o gosto agrada, tente de outras formas! Não adianta tomar algo de maneira "forçada", pois provavelmente você irá fazer um dia ou dois e depois não vai tomar mais! Busque incorporar tudo a sua rotina, mudando seus hábitos, mas de forma leve, priorizando seus gostos pra que a mudança dure!
Logo eu terei mais dicas de combinações, pra formar receitas de sucos e outros alimentos funcionais! Uma saladinha dessas 2 ou 3 vezes na semana.. Outro suco 2x, revezando dois, três tipos na semana... Estou testando pra poder ter várias opções e tudo ficar mais fácil.. O que importa realmente é ter uma alimentação diversificada entende? Todo mundo já ouviu falar da lei do "prato colorido". Comendo um pouquinho de tudo ("tudo" eu quis dizer: legumes, frutas, verduras, proteínas, e não besteira ehn) você estará disponibilizando aquilo que o teu organismo precisa! E aí, o que acharam? Alguém tem alguma receitinha pra trocar comigo?






1 comentários :

  1. Nossa que receita 10 do suco vou fazer aqui valeuu adica depois te conto os resultados..bjs
    tem post no meu blog te espero por lá.
    www.fernandacaterina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

É ótimo ler comentários de todas vocês, assim eu recebo um feedback de tudo que pesquiso e compartilho no blog, fiquem a vontade... bom senso sempre é claro !