Com qual produto aliso meu cabelo? X-Tenso - L'Oreal (tioglicolato)




Bem, a ideia inicial do post era somente falar sobre o produto, mas, junto com o ato de compartilhar vem a responsabilidade. O produto sobre qual vou falar hoje é o x-tenso da L'oreal, um alisante a base de tioglicolato de amônio (ou amônia). Sei que sempre ouvimos que químicas não devem ser aplicadas em casa, mas agora eu vou explicar um pouquinho o motivo.

O primeiro passo antes de utilizar o produto é verificar seu histórico capilar. Existem químicas que NÃO são compatíveis com o processo. Eu friso isso pois já vi muitas clientes mentindo sobre os processos feitos anteriormente. Já vi minha tia, que é cabeleireira, pegar muita garota na mentira enquanto fazia teste de mecha. O cabelo se parte na sua mão.

O segundo como mencionado acima, é sempre fazer o teste de mecha! Mesmo que você já conheça o produto e esteja acostumada a usá-lo. A textura e estado do fio mudam e é a partir do teste de mecha que o profissional será capaz de saber se o cabelo irá resistir ao processo. Com o teste é possível definir quanto tempo o produto deverá agir, pois pra cada cabelo é um tempo diferente, claro, respeitando o tempo máximo. Essa é uma parte super importante e requer atenção e prática. Quando eu falo "ficar em cima" não é exagero não... É preciso observar atentamente como o cabelo reage.

O ideal é fazer o teste e aguardar alguns dias antes de aplicar o produto no cabelo todo. Vai por mim, compensa aguardar, pois assim você terá mais segurança na hora de realizar o relaxamento/alisamento. Evite fazer o processo ás pressas, em cima de um dia que você tem um evento importante ou sei lá, uma viagem. 

O creme de relaxamento/alisamento e seu neutralizante.
Na hora da aplicação efetiva existe todo um cuidado no tempo de aplicação, na manipulação do fio, na quantidade de produto a ser utilizada e mais uma vez o cabeleireiro (a) precisa ficar "em cima", analisando e observando a ação do produto. Essa coisa de "profissional" que deixa produto agindo no seu cabelo e vai escovar o da amiga ao lado pra mim não cola. Outra coisa que lembro é a hora da aplicação na raiz. No retoque, além de proteger o cabelo que já foi processado anteriormente, não se deve encostar o produto na raiz. E eu já vi muuuuuitos cabeleireiros fazendo isso, e olha, é preocupante! Aplicar o tioglicolato na raiz pode trazer sérios problemas, danos no couro cabeludo, queda entre outros, como a quebra causada pela dobra química. Não sabe o que é? Pra exemplificar o caso pra vocês eu vou deixar um link de um blog MARAVILHOSO e que passa informações super úteis! Uma verdadeira prestação de serviços pra que nós, clientes, possamos nos defender de possíveis transtornos causados por pessoas despreparadas. Aqui a Carla do Eu S2 Cabelo fala sobre a "dobra química" que eu mencionei acima, além de ter vários posts interessantíssimos que vão te esclarecer mais ainda sobre o assunto.

Ufa... Se eu já estou cansada só em citar alguns dos cuidados na hora da aplicação do x-tenso, imagina só se você conseguiria aplicá-lo em casa! Tá, só se o cabeleireiro viesse até você rs. O que é o meu caso... No caso, quem faz a aplicação é minha tia, cabeleireira, ou minha própria mãe, sua aprendiz. Eu aliso meus fios com tioglicolato desde bem novinha e foi minha tia quem nos ensinou todos os segredinhos. Muitas pessoas já me perguntaram "qual progressiva você utiliza Carol?" E este post é a resposta. Infelizmente não posso simplesmente indicá-lo pois, como vocês já puderam notar, é uma química um tanto peculiar. Somente a análise de um profissional QUALIFICADO pode definir qual força é a mais indicada para o seu tipo capilar, definir se seus fios estão resistentes para a aplicação, entre outros pontos.




Estes são meus fios naturais... São crespos e eu faço somente retoque na raiz a cada 6 meses... A única foto que consegui resgatar pra mostrar, mais ou menos, o resultado foi esta...  Sim, ele fica liso! Mesmo deixando o cabelo secar naturalmente. Enfim, meus cabelos estão por todo lado no blog, então é possível ver também.

Geralmente seco com o jato quente do secador e passando as mãos ou uma escova raquete.

Claro, o resultado depende do seu gosto. Alisar ou somente "soltar os cachos" dependerá do tempo de ação do produto. Sofro com o comprimento "mastigado" por aplicações mal feitas no passado. Justamente por não ter informações como estas e por teimosia também. Quando minha mãe ou minha tia estavam sem tempo e eu tinha pressa em alisar a raiz (por ter alguma festa ou viagem) corria em algum salão do bairro ou mesmo tentava fazer sozinha. E o que aconteceu? Os danos que tenho no comprimento do meu cabelo hoje. Escolhia cabeleireiros que cobravam "baratinho" pela aplicação e achava que estava fazendo um bom negócio. Ah inocência! Por isso eu alerto, uma aplicação do x-tenso, por exemplo, não será barata. Ou melhor, terá seu preço justo. Um grande erro de muitas pessoas é não valorizar o trabalho do profissional! Depois de toda essa minha descrição é possível ter somente uma ideia de todo o trabalho que dá. É uma situação ótima pra usar o ditado: "O barato, sai caro".

Nenhuma progressiva/botox/inteligente, entre outras nomenclaturas que dão ao mesmo tipo de procedimento, me convenceu a trocar de produto. Então, continuo com o tioglicolato do qual já experimentei algumas marcas a o da L'oreal foi o que mais me identifiquei.


8 comentários :

  1. ola preciso muitoooo tirara algumas duvidas, se poder me ajudar agradeço…. Em uma tentativa desesperada de alisar meu cabelo fiz uma progressiva a 7 dias atras o nome dela é G-hair da Inor, mas hoje minha tia chegou de viagem com o alisante x- tenso que eu tinha pedido pra ela a muito tempo…. Como moro no interior de Goias é difícil achar esse tipo de produto pela região…. rsrsrs A duvida é posso ou não fazer o alisamento agora? Tem 7 dias…. Meu cabelo ta bem grosso e resistente mais to com medo de estragar ele… Ja tive varias experiencia horríveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Bem.. Eu precisaria saber a composição do passo de alisamento da escova que você citou. Mas, provavelmente deve ser ácido glioxílico e já li inúmeros relatos de incompatibilidade ocorridas com o tioglicolato (que é o ativo do x-tenso). O ácido glioxílico mexe na estrutura do fio, o mesmo local onde o relaxamento trabalha, então... eu não faria e não aconselho. Acredito que a G Hair não tenha dado o efeito que você desejava, mas você pode ir mantendo o cabelo escovando, pranchando, fazendo nutrições pra dar uma domada... FUTURAMENTE quando você quiser aplicar o x-tenso faça o teste de mecha! Aconselho você a fazer todo o procedimento de alisamento com um profissional de sua confiança, mas não esqueça do TESTE DE MECHA. Acima de qualquer coisa que eu lhe disser, o que vai definir ou não se seu cabelo aguentará o processo é o teste. Faça o teste e verifique como o cabelo reage durante mais ou menos uma semana... Pois na hora pode não acontecer nada, mas nos próximos dias o fio pode reagir de maneira inesperada. Bem, essa é minha dica pra ti. As vezes a gente fica desesperada mesmo pra deixar o cabelo como queremos... Antes de uma festa ou viagem por exemplo. Mas vai por mim, por experiência própria, melhor não arriscar pois a gente pode se arrepender.

      Excluir
  2. Ola caroline uma dívida meu cabelo tem raiz lisa e arma nas pontas estava pensando em fazer o relaxamento sera que alisaria ao menos um pouco e quanto tempo demoraria pra sair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia... O melhor, sem dúvidas, seria a avaliação de um profissional de sua confiança. Mas já adianto, o alisamento com tioglicolato é definitivo. Ele altera a estrutura do fio e não "sai". Sim, caso você faça (dentro dos procedimentos corretos, após teste de mecha e tudo mais que citei no post) ele alisará. ^^

      Excluir
  3. Oiii. Tenho a raiz bem parecida com a sua, super crespa. Depois de abandonar o relaxamento (3anos), o meu cabelo começou a crescer. O seu cresce bem? Infelizmente, as progressivas não alisam como o relaxamento e eu estou sentindo falta, mas tenho medo de quebrá-lo novamente. Vc tem muitas pontas duplas? Já usou o Loreal Force Relax (esse foi o último q usei)? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Olha, o meu cresce mas quebra muito também. Mas acredito que essa quebra se dê mais pelo uso de acessórios térmicos do que pelo alisamento em si! Nunca usei o da linha Force Relax, e pontas duplas tenho sim! rsrs

      Excluir
  4. Olá. Fiquei super interessada há um tempo em usar a x tenso e foi o que fiz. Mas minha experiência não foi muito boa. E isso pq antes de usá-lo estava com o cabelo super bem cuidado. Apenas quis optar por uma escova definitiva pq pratico atividade física regularmente e devido ao excesso de suor a progressiva dura pouco. Então é aquilo...fios desalinhados e mais trabalho para deixá-los ajeitados. Só que após usar a x tenso percebi que meus cabelos tiveram a estrutura tda modificada. O ph do cabelo alterou. O cabelo ficou grosso, com ar de cabelo pesadão sem movimento. Sinceramente não gostei e não pretendo usa-lo novamente. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que triste o seu relato... Realmente, produtos de transformação nem sempre dão o resultado esperado. Mais um motivo pra pensar bem antes de realizar o processo. As vezes o que foi ótimo pra mim pode não ser para o outro e vice e versa =/

      Excluir

É ótimo ler comentários de todas vocês, assim eu recebo um feedback de tudo que pesquiso e compartilho no blog, fiquem a vontade... bom senso sempre é claro !