Por que exaltamos a beleza no outro e menosprezamos a nossa?


Eu tenho entrado bastante no Pinterest pra pegar inspirações pra fotos, decoração, looks, enfim, eu acho que todo mundo tem essa admiração pelo que é bonito. É normal, com certeza existe alguma explicação cientifica pra isso, pois nossos olhos se atraem pelo que tem qualidade, harmonia, gostamos do que é belo, do que é caro e quase sempre do que não temos/podemos ter.

Aparência física não é muito diferente disso...

Existem tantas contas no instagram, por exemplo, uma rede social completamente voltada pra imagem, "desejos", cada uma com milhares de seguidores... São celebridades, musas (os) fitness, modelos de corpo, rosto, cabelos e vida perfeita... 

Mas eu paro pra pensar, pra algumas pessoas, até que ponto isso é saudável?

Confesso que já cheguei a desativar minha conta do instagram e deixar de seguir pessoas por passar a exaltar aquela beleza ou vida, me perguntando, por que não comigo? Por que eu não pude nascer com esse rosto, esse cabelo, esse corpo, essa vida, ou mesmo questionando: Por que o meu rosto é assim? Meu tipo corporal, minha vida!?

Isso me faz lembrar de fases pelas quais passei, em que não queria sair de casa por insegurança... Por olhar no espelho e sentir vergonha do que via. Em achar que as pessoas iriam me julgar, menosprezar... Sei lá, é uma coisa louca, é incrível como as vezes ficamos presos de uma forma tão profunda em medos, paranoias e inseguranças, que passamos a nos enxergar de forma distorcida, maximizando todo e qualquer defeito. Ficando cegos para as qualidades.

Hoje em dia a coisa mudou de figura... Tenho uma relação muito mais saudável com a minha aparência, com quem eu sou mas acredito que ainda não é o ideal. Sabe quando você ainda se sente frágil? Sensível a qualquer comentário negativo e um pouco descrente dos positivos... Mas a questão que eu realmente queria colocar aqui é: Por que perdemos tanto tempo exaltando a beleza do outro e menosprezando a nossa? 

Por que não focar em enxergar profundamente quem somos e aprender amar nossa própria beleza? Praticar um pouquinho dia a dia, na frente do espelho. Tomar medidas que nos façam alcançar nossa melhor versão (dentro do que é saudável, claro) e parar de fazer comparações dolorosas com que está á nossa volta ou naquela conta do Instagram, Youtube e Pinterest... Eu sei, trata-se de uma questão totalmente interna que vai mais além do olhar, de estética... É amadurecimento, prática do amor próprio, inteligência emocional, paz interior, coisas que precisamos trabalhar em nós, todos os dias.



0 comentários :

Postar um comentário

É ótimo ler comentários de todas vocês, assim eu recebo um feedback de tudo que pesquiso e compartilho no blog, fiquem a vontade... bom senso sempre é claro !