Existe só uma forma de hidratar os cabelos? Não!

Hoje venho trazer uma dica que conheci no PB (Produtos de Beleza), um blog que acompanho há um certo tempo e indico muito que conheçam! Lá as garotas falam sobre alguns segredinhos da indústria cosmética, dão dicas de como cuidar, efetivamente, dos cabelos e pele! E foi lá que vi tudo sobre o post que farei hoje! 

O modo que eu sempre fiz hidratação (para os adeptos do cronograma capilar leia-se hidratação, nutrição ou mesmo reconstrução) foi, lavar com shampoo, retirar o excesso de água com a toalha, aplicar a máscara, pausa e depois enxagua. Creio que é dessa forma que a maioria de vocês também faz, certo? Pois é, descobri na prática que pode existir forma mais eficaz de fazer a hidratação nos fios...

Quando os cabelos estão úmidos, após ser lavado com shampoo e somente seco com a toalha, ele perde uma parte de sua capacidade de absorção! 

No post vi a informação de que cabelos humanos secos eram usados pra absorver petróleo em acidentes ambientais. Sabe quando acontece derramamento de óleo no mar? Então, através das frestinhas das cutículas do fio, água e óleo são absorvidos. Como curiosa que sou, fui pesquisar mais sobre e acabei vendo uma reportagem onde uma ONG pedia doações de cabelos. Sabe os cabelinhos que vão pro lixo após um corte no salão? Pois é, vários salões estavam juntando esses fios e encaminhado pra uma entidade beneficente. Esta, arrecadava tais doações pra conter o vazamento de petróleo do Golfo do México. Os fios ensacados formavam uma barreira pra que o vazamento não se espalhasse mais, absorvendo o óleo. Achei isso super interessante e uma prova pra teoria! 

Então vamos para a prática!

Lavei meus cabelos com shampoo (tinha feito umectação com óleo de tutano na noite anterior), enxaguei e retirei o excesso de água como de costume. Parti pro secador (quem preferir pode deixar secar naturalmente). Nessa hora fiquei um tanto desconfiada. Secando o cabelo assim, sem nenhum creminho rsrs, ou sem desembaraçar, achei que meu cabelo iria virar um bolo só! Pensei: Pootz, meus dedos nem vão entrar nesse ninho! Mas, graças a Deus, me surpreendi! 

Foi incrivelmente mais fácil dividir as mechas pra aplicar a máscara nos cabelos secos, do que quando faço no cabelo molhado! Meu cabelo é quebradiço. Notei que quebrou bem menos sendo manipulado seco, do que úmido. Apliquei a máscara mecha a mecha e prendi num coque no alto da cabeça e por fim joguei um jato de ar morno pra quente... Durante uns 2 minutinhos. 

Daí fui fazer umas coisinhas em casa, acho que fiquei, mais ou menos, 1:30hr de pausa.

Hora da verdade, enxágue e escovação: Fiz cachinhos com a chapinha mesmo e depois soltei bastante com os dedos...


Gostei demais do resultado! Usei uma máscara comum (controle de queda da Niely) acrescida de óleo de coco e azeite de oliva. Como havia dito anteriormente, fiz umectação com óleo de tutano (contra quebra) na noite anterior.... Realmente o procedimento todo potencializou o efeito! Pretendo sempre fazer meu tratamento dessa forma...

E aí gostaram? Alguém já fazia dessa maneira? Se não, façam e me contem ^^



1 comentários :

  1. Nossa seu cabelo é lindo parabéns bem cuidado ..adorei as dicas amo tudo que é referente a cabelos ..
    bj e uma boa semana
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É ótimo ler comentários de todas vocês, assim eu recebo um feedback de tudo que pesquiso e compartilho no blog, fiquem a vontade... bom senso sempre é claro !